- 24 / Fev / 2023
Pré-moldados: conheça as vantagens desse tipo de construção
As estruturas de pré-moldados estão se popularizando cada vez mais na construção civil.
Se você está planejando um novo projeto arquitetônico, mas o cliente está com um orçamento ou prazos apertados, usar os pré-moldados pode ser uma boa alternativa.
Fabricados em ambiente adequado, os pré-moldados chegam no local definitivo da obra já prontos para serem “encaixados” na estrutura, necessitando apenas da finalização.
Por isso, se você está buscando alternativas rápidas que não estouram orçamentos para sua obra, você veio ao artigo certo!
No artigo a seguir, conheça melhor os pré-moldados, suas vantagens e desvantagens e encontre algumas inspirações de obras famosas que usam desse material!
O que são os pré-moldados?
Os pré-moldados são estruturas prontas de concreto utilizadas na construção civil.
Isso significa que as estruturas são feitas em um outro local e depois, no local definitivo da obra, são “encaixadas” às outras estruturas que dão forma ao edifício.
Dentre os pré-moldados mais comuns estão estruturas como pilares, vigas, lajes, entre outros.
Os pré-moldados são feitos a partir da colocação do concreto em um molde que dá forma à estrutura sendo montada.
Depois de adquirir firmeza e resistência, o concreto pré-moldado é levado ao local definitivo para que possa ser incorporado à construção durante a etapa da obra.
Uma das principais vantagens dos pré-moldados é que, ao terminar o planejamento, as diversas partes deste projeto já podem ter sua produção iniciada, pois não há necessidade de ter toda a base do edifício construída para enfim poder passar para as outras etapas de construção.
Embora não sejam tão conhecidos no Brasil, os pré-moldados de concreto são bastante usados em outros países ao redor do mundo, permitindo que seja possível realizar construções de forma mais ágil, sustentável e durável.